Se você está abrindo um pet shop, precisa estar preparado para pagar diferentes tipos de impostos e emitir diferentes tipos de documentos fiscais. Nota fiscal eletrônica, Nota de Serviço, cupom fiscal, SAT, ECF são alguns exemplos do que te espera ao abrir um pet shop.

Mas calma! Não se desespere! Leia este artigo até o final, que você vai descobrir uma solução fácil para emitir todos esses documentos sem erros e de forma prática e rápida.

Mas antes de conhecer esta solução…

Você que está abrindo um pet shop precisa conhecer os documentos fiscais.

Relacionamos abaixo cada um dos documentos fiscais necessários para quem está abrindo um pet shop.

NF-e ou Nota Fiscal Eletrônica

A Nota Fiscal Eletrônica substitui as antigas notas fiscais em papel. Ela é usada para registrar a venda de produtos do seu pet shop. Ela consiste em uma planilha XML e é transmitida diretamente do seu pet shop para a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do seu Estado.

Essa planilha contém 3 informações básicas para a nota fiscal. Informações do seu pet shop, como CNPJ, razão social e endereço. Informações do seu cliente, como CPF, nome e endereço e informações sobre os produtos vendidos, como código de barras, descrição, quantidade, código NCM, alíquota de ICMS e valor de venda.

Muitos pet shops não se atentam à necessidade de emitir NF-e, contudo, mesmo que o nicho de mercado atendido pela empresa não exija Nota Eletrônica para Pet Shop, a mesma é necessária quando da devolução de mercadorias ao fornecedor e/ou outra transação a pessoas jurídicas.

Para que o SEFAZ saiba que a NF-e foi emitida pela sua empresa, ela possui um certificado digital que garante a sua autenticidade.

ECF – Emissor de Cupom Fiscal

Cada Pet Shop precisa ter ao menos um, dependendo da quantidade de caixas que seu pet shop tiver. Este consiste em uma impressora fiscal lacrada por uma empresa indicada pela SEFAZ do seu estado, e com memória fiscal atrelada ao CNPJ do seu pet shop.

Esse modelo já está sendo substituído pelo NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica), por não utilizar conexão com a internet. Precisando ser feita a declaração das operações à mão pelo contador, por meio dos relatórios de vendas emitidos pela impressora.

Para emitir o cupom no seu pet shop, é necessário adquirir um sistema emissor de cupons fiscais e, claro, a impressora credenciada.

SAT ou SAT/CF-e – Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos

O SAT vem substituindo os Emissores de Cupons Fiscais desde o final de 2014. Ele foi criado para fiscalizar de forma eletrônica as vendas feitas no Estado de São Paulo, ele não requer conexão full time à internet para que funcione, podendo realizar uma transmissão dos dados fiscais periodicamente para a SEFAZ.

Também é necessário ao menos um aparelho por pet shop, dependendo do número de caixas.

NFC-e – Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica

Foi criada para substituir a Emissora de Cupons Fiscais e reduzir os custos das empresas, pois ela depende de impressoras fiscais, que são mais caras e da homologação da Secretaria da Fazenda.

Na NFC-e todos os dados das vendas são enviados para a SEFAZ, o que permite consultar as informações a qualquer hora. Ela oferece mais segurança e agilidade para o FISCO e também para o pet shop. Apesar de ser semelhante a NF-e, ela possui informações e regras diferentes, o que obriga a sua empresa emitir NF-e e NFC-e ao mesmo tempo.

A NFC-e para Pet Shop exige um certificado digital no padrão ICP Brasil, que é vinculado ao CNPJ da empresa. Seu pet shop precisa estar conectado para emitir a NFC-e, pois a transmissão dos dados é simultânea. É necessário que o pet shop esteja cadastrado no SEFAZ como emitente e com sua Inscrição Estadual em dia.

Descomplique tudo isso

Agora, você que está abrindo um pet shop, ou já tem, e gasta muito tempo com a emissão desses documentos, está diante da oportunidade de descomplicar todos esses processos e economizar tempo e dinheiro com tributos lançados errados, que podem gerar multas altíssimas do FISCO.

Conheça o Dr. Snoopy. Ele é um sistema completo, que além de simplificar a gestão do seu pet shop, simplifica a emissão de todos os documentos fiscais necessários. Acesse por aqui e teste por 30 dias gratuitamente!

 

 

Banner Oferta Dr Snoopy_Zetta_BLOG

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *