Imagine o seguinte: uma pessoa está com seu cãozinho doente e, o veterinário receitou um remédio, onde o lugar mais fácil de encontrar era no seu pet shop. A pessoa vai até o seu estabelecimento, a atendente a recepciona toda sorridente. Essa pessoa pede o remédio… a atendente vai procurá-lo e uma coisa terrível aconteceu…

Acabou o remédio!

Falhas acontecem, afinal, somos todos humanos. Mas para uma empresa crescer, este tipo de falha tem que ser evitada o máximo possível. Para que isso não aconteça no seu pet shop, reunimos algumas dicas para você manter sempre um controle do seu estoque, não deixar faltar produtos e também saber o que você tem dentro do seu estabelecimento.

Comece o controle de estoque fazendo um levantamento

Por mais eficiente que seja o sistema de gestão que você utiliza, o melhor que você tem a fazer, é um levantamento (manual) de todos os produtos do seu pet shop. Isso porque no dia a dia podem acontecer perdas que não são registradas no sistema, como quebras e imprevistos.

Aliás, falando em sistema…

Um bom sistema de gestão é essencial

Você precisa ter um sistema de gestão que supra as necessidades do dia a dia do seu pet shop, que gerencie trocas de mercadorias, identifique o localização do produto, dentre outras funções essenciais para um controle de estoque eficiente.

Um outro aspecto que o seu software de gestão de estoque precisa ter é um…

Controle de datas de validade

Com um controle desses, seu pet shop evita a perda de mercadorias, dinheiro e claro, clientes. Já pensou vender algum alimento ou remédio vencido por falta de atenção? Por este motivo, você deve ter um controle rígido destas datas, para que nenhum imprevisto como este aconteça e a imagem do seu pet shop fique prejudicada.

Além do sistema, alguns hábitos são necessários para que o seu estoque fique sempre em dia. O principal dele é:

Organização

Manter uma organização física é essencial para que não aconteça perdas de mercadorias. Além disso, o ideal é que você crie códigos dos produtos e especificações dos produtos, o que evita cadastros duplicados e dificuldade de acessos.

Além disso, você deve fazer…

Revisões periódicas

Queira ou não, imprevistos acontecem e o seu controle pode ser prejudicado com eles, alguns exemplos disso são quebras de mercadoria, furtos, erros de entrega de produtos, vendas sem dar baixa, etc… para ficar com o controle sempre em dia é necessário fazer um levantamento de tempos em tempos.

Um outro hábito que você precisa desenvolver é o de fazer:

Análises de relatórios

Através das análises dos relatórios você consegue determinar 2 coisas:

  • O quanto de cada mercadoria tem vendido. Assim você consegue mensurar a saída de cada mercadoria, evitando comprar a mais ou a menos.
  • Programar compras maiores, o que resulta em uma maior margem de lucro e evita falta de produtos.

Um controle de estoque rígido é fundamental para a saúde financeira da empresa. Por este motivo, escolha bem o software de gestão que for usar antes de implementá-lo no seu pet shop.

Para ajudar na sua escolha, o melhor que você tem a fazer é testar. E o Dr. Snoopy te dá acesso liberado por 30 dias grátis para você testar todas as suas funções e escolher o software que melhor se encaixa no seu pet shop. Clique aqui para testá-lo.

 

 

Banner Oferta Dr Snoopy_Zetta_BLOG

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *