Com tantos momentos marcantes e problemáticos no Brasil, como o corte de gastos, escândalos de corrupção, impeachment, problemas econômicos etc., você pode estar se perguntando como se livrar disso e abrir uma empresa sem ficar fadado ao fracasso…

Se você já é um veterinário ou está pensando em abrir uma empresa, a luz no fim do túnel pode ser abrir um pet shop, já que o Brasil, atualmente, é o 3º maior no ranking do faturamento com produtos para animais, de acordo com a Abinpet.

Mas você já sabe conhece alguns passos para abrir um pet shop, manter o negócio e, ainda, como um software de gestão de clínica veterinária e pet/shop pode te ajudar nisso? Então continue lendo e veja esse guia rápido que preparamos para a sua clínica ter sucesso e se manter forte no mercado.

Escolha um setor para começar

Antes de abrir a sua clínica veterinária, analise qual vai ser a especialização da sua empresa. A nossa dica é que você primeiro faça essa escolha, sendo conhecido pelos bons e especializados serviços, e depois então amplie os serviços.

Os setores que mais faturam são:

1 – Pet Food

Só o Pet Food, segmento de comida para animais, foi o responsável por 67,6% do faturamento total desse mercado em 2016, se tornando o principal na indústria nacional de animais.

2 –  Pet Serv

Já o segmento Pet Serv, parte de serviços, representou 16,4% do faturamento em 2016, sendo o segundo no ramo.

3 – Pet Care

Esse segmento é o responsável por vender equipamentos, produtos de higiene, beleza e acessórios para os animais de estimação, chegando ao faturamento de 8,2%.

4 – Pet Vet

O Pet Vet foi o segmento responsável por 7,8% do faturamento total no mercado de animais, com medicamentos importantes para os bichinhos.

Quais são os passos para uma boa administração de Pet Shop?

Existem alguns passos descritos e ensinados nos conceitos básicos de gestão, que funcionam como um guia rápido para você não se perder na hora de administrar o pet shop.

Confira abaixo esses passos com alguns exemplos práticos para seguir:

1 – Planejamento

Essa é a parte em que você foca no futuro, ou seja, pensa nas melhores estratégias e meios viáveis de trabalho para alcançar os objetivos desejados.

Uma boa ideia prática é que você pegue um papel e defina como vai encarar os desafios, como, por exemplo: driblar os concorrentes com inovação tecnológica, por meio de um software de gestão de clínica veterinária e pet/shop.

2 – Organização

Agora que você já definiu como vai atuar, precisa organizar o trabalho, ou seja, encontrar os recursos necessários, como máquinas, instrumentos, equipamentos, número de pessoas, recursos materiais e financeiros etc.

Ideias práticas para a organização são:

  • Definir o local da empresa com boa localização;
  • Preparar os instrumentos necessários para acessar ao software de gestão de clínica veterinária e pet/shop;
  • Escolher locais que ofereçam, além da segurança, os preços de luz, aluguel, telefone e outras contas com um valor menor.

3 – Direção

Depois de ter toda a sua equipe montada e os recursos necessários para o andamento do negócio, é hora de liderar e motivar os seus colaboradores.

Um bom exemplo prático é que você construa um bom relacionamento com os seus liderados e os inspire a atender da melhor maneira os clientes.

4 – Controle

Essa é a parte em que você controla os resultados e o desempenho de toda a sua equipe ao executar os outros passos definidos anteriormente por você.

Um bom exemplo é quando você acompanha o andamento do financeiro, estoque atendimento dos clientes, satisfação do consumidor etc. Utilizar software de gestão de clínica veterinária e pet/shop pode ser o caminho para um controle eficiente.

Comece agora o seu próprio sistema de gestão completo

Claro que, para pôr os passos em prática, é importante ter um facilitador que evite a perda de tempo no seu cotidiano. Pensando nisso, o software de gestão de clínica veterinária e pet/shop do Dr. Snoopy pode te ajudar em todas as etapas do processo, facilitando os seus próximos passos.

Gostou? Então conheça gratuitamente esse sistema e tenha o apoio necessário para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *