Estamos nos aproximando do fim do ano (até que enfim), e já passou da hora de deixar seu pet shop em ordem para iniciar 2021 com o pé direito. E a gente sabe, é claro, que uma das coisas que não podem ser deixadas de lado quando falamos sobre a gestão de um pet shop ou clínica veterinária, é o planejamento e previsão de fluxo de caixa.

A ferramenta auxilia gestores e donos a controlar todas as entradas e saídas de recursos financeiros em seu negócio, de acordo com o período analisado. É importante lembrar o quanto essa previsão é essencial para manter toda a gestão do pet shop em ordem: desde o controle de atendimentos, até o controle de estoques e comercial.

Toda essa organização vai permitir que você entenda, especificamente, como anda a saúde financeira do seu negócio. Ela vai te ajudar a entender se é possível fazer novos investimentos no seu pet shop, se pode contratar novos profissionais, fazer todos os pagamentos em dia ou se precisará de algum empréstimo bancário. Deu para entender a grande importância do fluxo de caixa para seu negócio?

É por isso que vamos abordar esse conteúdo no post de hoje, porque sabemos o quanto essa ferramenta é essencial para uma boa gestão – embora muitas empresas deixem ela de lado.

Veja algumas dicas que separamos para você iniciar o planejamento do fluxo de caixa do seu pet shop agora mesmo!

Registre as entradas e saídas de acordo com a categoria

Uma boa organização começa, literalmente, do começo. Não basta apenas chegar até aqui com todos os processos em desordem e esperar ter um fluxo de caixa perfeito. É por isso que entra essa dica: registre as entradas e saídas do seu pet shop de acordo com a categoria de venda ou gastos.

A gente simplifica: quando você registra suas movimentações financeiras separadas por categorias, fica mais fácil para entender, com precisão, de onde vêm suas maiores receitas e onde estão suas maiores despesas. Assim, você consegue avaliar o que está dando certo no seu negócio, e o que está dando prejuízo.

Por isso, é essencial que você registre suas despesas e receitas de acordo com a categoria. Ex: reposição de estoques, salários de funcionários, marketing – ou receitas como banho e tosa e venda de produtos. Uma dica para as receitas é nomear os produtos em categorias com os respectivos valores de venda.

Ah, e é claro: mantenha seus registros atualizados para conseguir manter um panorama do fluxo de caixa do seu pet shop. Isso garantirá que você monitore as despesas e receitas diariamente, para evitar surpresas desagradáveis que podem se tornar uma bola de neve se percebidas muito tarde. Isso, em conjunto com o bom conhecimento sobre os fluxos financeiros, garantirá que você tenha um ótimo planejamento para seu pet shop.

Não esqueça de gerenciar seu estoque

A gente sabe que o gerenciamento de estoque é um ponto super importante que deve ser considerado quando falamos sobre fluxo de caixa e toda a gestão de um pet shop. Afinal, qualquer falha neste setor, pode acabar prejudicando muito seu negócio.

Neste ponto, é importante considerar os dois lados: ao mesmo tempo em que você não deve investir em muitos produtos em estoque, para não perder outras oportunidades de aplicar seu dinheiro, você também não pode deixar que faltem mercadorias para seus clientes – eles irão buscar no seu concorrente. E a gente não quer isso, certo?

É por isso que você precisa fazer um controle de estoques minucioso no seu pet shop. Tenha noção do valor real do seu estoque atual, não o deixe se perder. Registre todas as entradas e saídas e preste atenção na quantidade de produtos que deve comprar para repor suas mercadorias.

Depois disso, ficará mais fácil avaliar se conseguiu o retorno esperado com a venda dos produtos e serviços do seu pet shop. O saldo mensal do fluxo de caixa e o capital de giro são extremamente relevantes para que investimentos de rotina sejam cumpridos. Isso garante segurança para seu pet shop lá na frente.

Invista em um software de gestão financeira

Pareceu muito complicado ter todo esse controle minucioso sobre o fluxo de caixa do seu pet shop para iniciar 2021 com o pé direito? Temos uma boa notícia: os softwares de gestão para pet shops proporcionam agilidade e diminuem erros graves que podem acontecer no controle manual do seu fluxo de caixa. Isso possibilita um controle mais dinâmico e confiável sobre a saúde financeira do seu negócio.

É um investimento que se paga com uma boa gestão. Através de um software automatizado, fica muito mais fácil registrar todas as informações do seu pet shop e visualizar, de forma rápida e intuitiva, como anda a saúde financeira da empresa.

O Dr. Snoopy é uma excelente ferramenta para te ajudar a cuidar da saúde financeira do seu pet shop, com controle minucioso sobre estoques, vendas e gestão financeira: desde o fluxo de caixa até o DRE e a avaliação do seu capital de giro. E o melhor de tudo é que, com um sistema de gestão automatizado, você ganha tempo para focar no que realmente importa: o atendimento dos seus clientes.

Pronto para iniciar 2021 com o pé direito?

Agora que a gente já te apresentou dicas super importantes para planejar e gerenciar seu fluxo de caixa de forma eficiente, você está pronto para iniciar 2021 com o pé direito? Nós estamos!

Para facilitar para você entender e compreender como um sistema de gestão pode te auxiliar em todos os processos, oferecemos para você um teste grátis de 7 dias para comprovar todas as funcionalidades. E aí, vamos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *