Não é novidade falarmos que a pandemia da COVID-19 está afetando todos os tipos de negócios. Enquanto não tivermos uma vacina registrada e distribuída em todo o mundo, a situação deve se estender e continuar instável. E no setor veterinário, o cenário não é diferente. Afinal, precisamos respeitar as medidas de isolamento impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e garantir o bem-estar das pessoas em nossa volta.

No entanto, com as pessoas em casa, seguindo o isolamento social, fica difícil vender produtos e serviços veterinários durante a crise. Essa situação está ocorrendo no seu negócio? Se sim, é hora de buscar novas estratégias para manter seu negócio em pleno funcionamento durante a pandemia.

Ao utilizar algumas estratégias e ferramentas na sua empresa, é possível diminuir o impacto financeiro no seu pet shop. E a boa notícia é que vamos te ajudar com isso agora mesmo – com 4 dicas para seu pet shop vender mais na crise e pós-crise! Vamos ver?

1. Observe os comportamentos de consumo

Quem imaginava estar vivo para presenciar uma pandemia? A gente sempre pensa que nunca vai passar por algo assim, não é? Mas aconteceu, e nós estamos acompanhando tudo isso bem de perto – mantendo o distanciamento social, é claro. Mas é fato que uma pandemia mexe com as pessoas e influencia também na forma de consumo. E nós, enquanto empresas, precisamos observar isso com muita atenção!

O novo momento influenciou diretamente no comportamento de compra dos consumidores, e uma dica valiosa para lidarmos com isso é analisar as mudanças nos hábitos de consumo dos seus clientes e entender como isso pode refletir no seu pet shop ou clínica veterinária.

Identificar quais são os itens mais procurados pelos donos de pets durante a pandemia é essencial. Afinal, isso auxilia seu negócio na hora de ofertar e divulgar seus produtos. Por exemplo: durante a quarentena, você notou que a demanda por itens de higiene aumentou? Isso deve ocorrer pela preocupação dos donos de pet em deixar seus animais protegidos.

Vai deixar isso passar batido? É claro que não! Que tal criar alguns kits com itens de higiene, medicamentos e acessórios que podem ajudar seus clientes a cuidar dos pets? Demonstrar empatia e preocupação com os animais é essencial nesse momento, ainda mais se os seus clientes estão demonstrando esse comportamento – isso te deixará um passo à frente dos seus concorrentes e aumentará sua credibilidade. Observe!

2. Aumente a divulgação nas mídias sociais

Com a indicação do distanciamento social, as pessoas passaram a ocupar um tempo maior na internet, sobretudo nas mídias sociais. Ao invés de ir até a loja, elas preferem visitar seu perfil em um canal digital para saber o que você está fazendo, se está disponível para atendimento ou se tem em estoque aquele produto que está precisando. Isso é fato, não é?

Então, se o seu cliente está mais presente nas mídias sociais, você também precisa estar, certo? Se sua clínica veterinária ou pet shop ainda não está presente ou não utiliza as mídias sociais para divulgar seus produtos e serviços, agora é a hora de mudar isso!

Aposte na utilização do Facebook, Instagram e WhatsApp para divulgar seus produtos, serviços e promoções – já que as pessoas estão super conectadas e estes são os maiores e mais importantes canais digitais da atualidade. Nestes canais, não esqueça de divulgar os horários de funcionamento, criar promoções especiais de acordo com o comportamento de compra do seu cliente (que citamos ali em cima), e solucionar as principais dúvidas dos consumidores.

Esteja presente para seu cliente na hora que ele precisar! Ah, e essa dica é válida durante a crise, e depois dela também. Caso precise de ajuda, temos um e-book completo com dicas para trabalhar o marketing no seu negócio aqui!

Aproveite o momento para impulsionar as vendas, trabalhar a marca do seu pet shop ou clínica veterinária e deixar em dia o relacionamento com seus clientes.

3. Venda seus produtos online

Já falamos que durante a pandemia as pessoas passaram a estar cada vez mais conectadas e buscar produtos e indicações online, não é? E que tal ter um espaço para vender seus produtos online também? Isso seria incrível – seus clientes que preferem respeitar o isolamento e evitar sair de casa para comprar os produtos dos seus pets, vão adorar essa novidade!

As pessoas buscam cada vez mais praticidade na hora de fazer suas compras, ainda mais durante a pandemia. Lembra dos hábitos dos consumidores que citamos lá em cima? Um levantamento online realizado com mais de 1,7 mil entrevistados pela NZN Intelligence, aponta que 71% dos brasileiros aumentaram a compra online após o início da pandemia da COVID-19. É um número muito alto, né?

E seu pet shop ou clínica veterinária pode apostar nisso para vender mais durante a crise e pós-crise. Que tal? O aplicativo Dr. Snoopy oferece a liberdade para vender seus produtos online, com maior comodidade e segurança para seus clientes. Em uma loja virtual exclusiva para seu negócio, você pode obter uma nova fonte de renda e aumentar a lucratividade do seu pet shop!

E o melhor de tudo é que ele está vinculado ao nosso sistema de gestão: para você controlar toda a organização do seu pet shop de forma prática, segura e intuitiva. Bom, talvez eu ainda não tenha contado o melhor de tudo mesmo. Agora vai: você pode fazer um teste grátis da plataforma por 7 dias para conferir todas as funcionalidades e entender, de fato, se ele faz sentido para seu negócio. Clique aqui para entender mais sobre a loja virtual Dr. Snoopy!

4. Aplique técnicas de Upsell e Cross Sell no seu negócio

Se você não sabe do que se trata, a gente explica: são estratégias de crescimento de vendas que podem melhorar a experiência do seu cliente e, consequentemente, ajudar seu pet shop a vender mais. As técnicas estão muito ligadas a experiência do cliente que citamos lá em cima – para você entender as necessidades dele e oferecer algo a mais, que o ajude a resolver suas dores e problemas. Que tal?

Para aplicar o Cross Sell, é necessário entender a jornada do seu cliente para avaliar os produtos e serviços complementares que seriam úteis para a venda cruzada do seu cliente. Ou seja: ele compra algum produto do seu pet shop, e você avalia uma estratégia para uma venda complementar – com base no seu interesse.

Já o Upsell busca incentivar seus clientes a adquirir uma versão avançada em relação ao produto que buscava. Um exemplo de aplicação: seu cliente quer comprar uma ração e você identificou suas necessidades e conquistou sua confiança – que tal indicar a compra de uma ração premium? Nesse ponto, não esqueça de apresentar todas as vantagens e benefícios de investir em um produto avançado para aumentar a receita do seu pet shop!

Para ficar mais fácil sua aplicação, existem algumas ferramentas: o Dr. Snoopy Smart, por exemplo, conta com “aviso de atendimentos pendentes” – quando um atendimento é agendado, o sistema vasculha as vendas anteriores e mostra possíveis atendimentos pendentes, como vermífugo, vacina ou até retorno de uma consulta. Essa ferramenta ajuda – e muito – para aumentar o ticket médio do seu negócio.

A sugestão de vendas é outra técnica muito utilizada no sistema Dr. Snoopy Smart: com base no histórico de pedidos do seu cliente, é possível criar uma estratégia de venda certeira com base na aplicação das técnicas de Upsell e Cross Sell. É importante lembrar que, sem ferramentas e dados estatísticos, fica difícil saber o momento certo de aplicar e a forma de agir. 

Esteja preparado para o momento pós-crise

Como já mencionamos antes, é provável que a situação da pandemia se estenda até a distribuição de uma vacina eficaz para prevenção. Enquanto isso, precisamos enfrentar esse momento e manter nosso negócio em pleno funcionamento, mesmo com todas as dificuldades.

 No entanto, também precisamos estar preparados para o momento pós-crise. As dicas que trouxemos nesse post são úteis não somente para o período de crise, mas também irão preparar seu pet shop para o cenário que vier depois. É fato que a pandemia está revolucionando todas as formas de consumo e o ambiente online continuará em alta – por isso precisamos estar preparados.

Aposte em nossas dicas para vender mais, conquistar a credibilidade dos seus clientes e manter seu negócio em pleno funcionamento. Acredite: é um momento ruim, que exige reflexão, inovação e muitos cuidados. Mas podemos enfrentar isso e continuarmos fortes no mercado. Se precisar de ajuda, entre em contato com nossos especialistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *