Chega o início de um ano novo e são muitas novas oportunidades para conquistar clientes e manter um relacionamento sólido com quem já confia no seu trabalho. E a gente sabe que uma das grandes preocupações de pet shops e clinicas veterinárias é oferecer um bom atendimento para fidelizar clientes e conquistar sua credibilidade.

É fato que a gestão comercial do pet shop faz toda a diferença nos resultados finais do seu trabalho. É esse setor que é o responsável por atrair clientes, fidelizar e também garantir um retorno efetivo para seu negócio.

É por isso que, para iniciar bem o ano, vamos começar falando sobre como garantir uma gestão comercial eficiente no seu pet shop – e para isso nós separamos 5 dicas essenciais! Vem ver?

  1.  Priorize um atendimento de qualidade

Antes de qualquer coisa, o essencial é um bom atendimento. Pense: quando você vai em uma loja fazer uma compra, como você gosta de ser atendido? E quando vai ao médico, quais comportamentos te incomodam? Quando pensamos em um bom atendimento, precisamos nos colocar no lugar do consumidor. Empatia é a chave.

Ser empático para oferecer um atendimento de qualidade, sincero e verdadeiro. Explique os benefícios dos seus produtos e serviços, e mostre o valor que você entrega com seu trabalho. Respeite o espaço do seu cliente, evite deixa-lo esperando e não o pressione enquanto ele toma suas decisões.

  • Invista em um ambiente agradável e esteja presente

Seu cliente gosta de se sentir especial. É sempre importante pensar na experiência que você quer proporcionar a ele no momento em que ele estiver em seu pet shop ou clínica veterinária.

Para isso, invista em um ambiente agradável, limpo e harmonioso para seu negócio. Organize seus produtos de acordo com o segmento para facilitar as compras dos seus clientes – trate todo seu espaço como uma vitrine.

No ambiente em que você presta seus serviços, é importante ter um espaço bem cuidado, limpo e higiênico. Isso traz credibilidade para seu cliente e mostra o quanto seu pet shop é sério e comprometido com seu trabalho. Ah, e claro, não deixe de ser simpático com os pets – os donos dos bichinhos valorizam muito quando eles são bem cuidados, isso faz toda a diferença.

No momento do seu atendimento, cuide para não parecer um robô que faz tudo no modo automático. Atenda cada cliente com exclusividade e demonstre empatia para resolver seus problemas.

O importante é que você esteja realmente presente durante seu atendimento, que atenda cada cliente com o máximo de atenção – isso pode tirar alguns minutinhos do seu dia, mas acredite, é isso que fará com que ele volte e indique seu pet shop para outras pessoas.

Converse com seu cliente, seja participativo quando ele falar alguma coisa e demonstre interesse quando ele lhe contar seus problemas. Ah, e importante: seu atendimento não termina depois que seu cliente sai pela porta. Mantenha um relacionamento agradável com ele e mostre a ele sua importância.

  • Conheça o perfil dos seus clientes

Entender quem é seu público e quem são seus clientes faz toda a diferença para vender com qualidade. Isso permite que você ofereça produtos e serviços compatíveis com o perfil deles, facilitando as vendas e o relacionamento.

No entanto, quando isso não está bem planejado, pode acontecer de você oferecer produtos e serviços do seu pet shop que não combinam com seu público verdadeiro. Assim, você acaba se comunicando de forma errada.

Antes de mudar seus produtos e serviços, é necessário ter certeza sobre quem é seu público-alvo para oferecer um atendimento que seja condizente com ele – e, assim, oferecer uma boa experiência.

Mais do que saber se seu público predominante é feminino ou masculino, sua faixa etária, renda e localização, é essencial que você identifique seu comportamento e suas preferências. Por isso, é importante mapear suas personas para conhecer melhor seu público e elaborar estratégias mais certeiras.

A gente te ajuda com um e-book completo com um manual sobre como trabalhar o marketing no seu negócio (pode baixar grátis por esse link)!

  • Invista em um sistema com CRM integrado

Você já deve ter percebido que grande parte dos itens indispensáveis para uma gestão comercial eficiente estão ligados ao seu atendimento, não é? Não tem como fugir. Mas também existem alguns pontos que podem parecer um pouco mais complexos, como o CRMuma gestão de relacionamento com o cliente.

Calma, nós explicamos: esse sistema permite que seu pet shop mantenha um cadastro completo do seu cliente, para que você possa investir em diversas estratégias de marketing para fidelizar clientes e manter bons resultados.

Esse cadastro é essencial para construir um ótimo relacionamento seu cliente, oportunizando ainda mais vendas para seu negócio. E o melhor de tudo é que, quando você conta com uma plataforma completa, você ainda consegue cadastrar produtos, emitir notas fiscais e também automatizar processos burocráticos do seu pet shop – com controle de comissões e controle de metas.

Assim, você mira em um ponto para melhorar o atendimento e a gestão comercial do seu pet shop, e alcança o macro – com uma gestão completa desde o financeiro, até controle de estoques e vendas. Demais, né? Você pode clicar aqui para entender melhor as funcionalidades.

  • Tenha um histórico de compras dos seus clientes

Para garantir bons resultados na gestão comercial do seu pet shop, é necessário ter todas as informações do seu negócio disponíveis de forma simples e prática: como o histórico de compras dos seus clientes.

Quando você tem um sistema que monitora suas vendas e registra todas as compras do seu pet shop, fica mais fácil para trabalhar estratégias de crescimento de vendas que podem melhorar a experiência do seu cliente no seu negócio.

Alguns sistemas, como o Dr. Snoopy, contam com um “aviso de atendimentos pendentes” – que quando um atendimento é agendado, o sistema vasculha as vendas anteriores e mostra possíveis atendimentos pendentes, como vacinas ou vermífugos – até o retorno de uma consulta.

 É com base no seu histórico vendas que é possível aplicar a sugestão de vendas – com base no histórico de pedidos do seu cliente, é possível criar uma estratégia de venda certeira para oferecer uma experiência positiva para seus clientes.

Entender o comportamento do seu cliente é essencial para vender novos produtos e seguir seus atendimentos!

Pronto para iniciar o ano com uma gestão comercial eficiente?

A gente já citou aqui algumas vezes, mas é importante que você lembre sempre o quanto o relacionamento com seus clientes é importante para garantir uma gestão comercial eficiente. O relacionamento é a chave desse segmento, e é por isso que você precisa se dedicar a ele.

Comece 2021 dedicando tempo ao seu cliente e investindo em estratégias que garantem resultados expressivos em todos os setores do seu pet shop.

Mantenha a calma, conheça bem seus produtos e serviços, preste um atendimento de qualidade e invista em um sistema de gestão que automatize processos do seu negócio – assim, você consegue focar no que realmente importa: o relacionamento com seu cliente. E aí, está pronto para iniciar o ano com uma gestão comercial eficiente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *