Complexa e as vezes nada fácil, a tarefa de gerir o controle financeiro não é para qualquer um, ainda mais quando se trata de um negócio. Porém, ainda que complexa, essa é uma tarefa de imensa importância e necessidade. Segundo o IBGE, 6 em cada 10 negócios fecham as portas antes de completarem 5 anos, e a razão geralmente está ligada às finanças.

Sabendo que você não quer fazer parte dessa estatística no próximo ano, reunimos alguns pontos do porquê esse processo é tão importante e quais impactos um bom controle financeiro pode trazer ao longo da jornada do seu pet shop. Vamos lá?

Mas afinal, qual a importância do controle financeiro?

Controle financeiro nada mais é que ter o conhecimento de cada centavo que entra e saí do seu negócio. É ter total conhecimento da condição financeira da sua empresa e isso só se faz possível através de relatórios financeiros.

É através desses relatórios financeiros que o administrador tem a real visão da situação do seu pet shop e consegue tomar decisões para que em meio a inúmeros gastos e oscilações de mercado, seu negócio se mantenha sustentável. Além disso, só através de dados e métricas que novos rumos e conquistas são traçadas com maior segurança.

Com base nisso separamos 3 tópicos especiais para te mostrar alguns proveitos de um controle financeiro bem feito.

– Visão Global da Empresa

Com o controle financeiro em mãos é possível ter uma visão global da empresa em termos de recursos disponíveis ou não, de desperdícios e de necessidades. Problemas também são encontrados, diagnosticados e as vezes até evitados com maior agilidade. O que nos leva ao próximo tópico…

– Agilidade na Tomada de Decisão

Com os dados organizados, a consulta a eles torna-se ainda mais prazerosa. Diante disso os gestores possuem mais bagagem e percentual de acerto nas tomadas de decisão, evitando assim uma gestão que só apaga incêndios, dando lugar a uma gestão proativa, que se antecipa na hora de tirar planos do papel por exemplo.

– Planejamento a longo prazo

Os dados gerados hoje não são úteis apenas para vermos o que passou, mas sim para planejar o que está por vir. Sabendo de onde viemos e o que temos, fica mais fácil planejar a longo prazo. Os dados nos dão a oportunidade de prever e evitar riscos, delinear o crescimento contínuo do negócio e ter melhores diretrizes comerciais e administrativas para o futuro da empresa.

E aí, já conseguimos te convencer de que o controle financeiro é a base para o crescimento e sucesso do seu pet shop? Lembre-se: quem prioriza a gestão das finanças da empresa está sempre atualizado sobre os recursos monetários existentes e disponíveis no momento, também tens em mãos o controle de inadimplência em dia, outro tópico extremamente importante – ainda mais em tempos de pandemia – aonde quem cobra primeiro, recebe primeiro.

Através do controle financeiro você consegue com que outros pilares sejam bem estruturados, gerando assim mais lucratividade e um maior crescimento para o seu negócio.

Prontos para começar o controle financeiro do seu Pet Shop?

Pareceu muito complicado ter todo esse controle e usufruir desses benefícios? Temos uma boa notícia: os softwares de gestão para pet shops proporcionam agilidade e diminuem erros graves que podem acontecer no controle manual. Isso possibilita um controle mais dinâmico e confiável sobre a saúde financeira do seu negócio.

Através de um software automatizado, fica muito mais fácil registrar todas as informações do seu pet shop e visualizar, de forma rápida e intuitiva, como anda a saúde financeira da empresa.

O Dr. Snoopy é uma excelente ferramenta para te ajudar a cuidar da saúde financeira do seu pet shop, com controle minucioso sobre estoques, vendas e gestão financeira: desde o fluxo de caixa até o DRE e a avaliação do seu capital de giro. E o melhor de tudo é que, com um sistema de gestão automatizado, você ganha tempo para focar no que realmente importa: o atendimento dos seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *