O maior gargalo de um pet shop certamente é o seu estoque. Então, se você tem ou gerencia um pet shop e quer ampliar seus resultados, nada mais adequado do que realizar uma excelente gestão e controle de estoques.

O controle visa a redução de perdas pela estagnação de um produto na prateleira e a perda de validade, bem como a compra adequada da quantidade certa e ajustada aos hábitos de consumo da sua clientela.

Avaliando o estoque existente e os consumidores

O controle de estoques deve ser minucioso para evitar ao máximo os desperdícios, as quebras e a falta de produtos, o que garante maior lucro e faturamento no seu pet shop.

A primeira coisa a se fazer é um levantamento de todos os itens existentes e sua loja e a verificação e correção do registro desses itens (tipo, marca e quantidade disponíveis).

Em seguida, é fundamental avaliar os períodos do ano e hábitos de consumo. Em algumas épocas do ano (no verão, por exemplo), surgem mais surtos de parasitas como pulgas e carrapatos. Nessas épocas, os clientes tendem a comprar mais produtos para combater essas pragas.

Quem dá banho nos animais em casa e compra shampoo e outros produtos para higiene dos animais, tende a reduzir a compra em épocas chuvosas ou muito frias. E assim sucessivamente.

Entender claramente os hábitos de compras de seus clientes e ter um registro de compras, pelo menos do último ano, ajuda consideravelmente a rever o movimento de compra de insumos e não cair na tentação de ganhar mais desconto comprando mais produtos (que não serão vendidos).

Avalie também a periodicidade de compra dos produtos de uso contínuo. Possuir um controle de compras e saber o que vende mais em cada época do ano ajuda no planejamento mais assertivo de compras e na redução de perdas.

Produtos mais procurados presentes nas prateleiras garantem vendas contínuas e satisfação de clientes, que podem, inclusive, ser cadastrados e receber do seu pet shop a sugestão do que provavelmente ele está precisando comprar nos próximos dias. Facilidade para o cliente e mais vendas para você.

De posse do levantamento do estoque existente e do controle de compras, é o momento de fazer bons negócios com os fornecedores para comprar apenas o necessário, com o melhor preço, sempre avaliando a forma de pagamento mais interessante e prazo de entrega.

Organizando a casa

Para iniciar a organização, é fundamental entender como funciona o seu processo de controle de estoque. Descreva cada ação e o profissional que vai ser responsável por ela.

A organização contínua também deve fazer parte do seu fluxo de controle de estoque. Determine uma ou mais pessoas para realizar a organização dos produtos, de modo mais visual e layout convidativo para os clientes, mantendo sempre os produtos com as validades mais curtas na frente e mais distantes atrás.

Realizar esse movimento diariamente ajuda na redução de perdas por mal armazenamento ou por vencimento de validade.

Outra tarefa importante é a de possuir mão de obra qualificada e de confiança. E um ambiente organizado e produtivo, ajuda muito para manter os profissionais motivados.

Integrando o estoque com a loja virtual

Um dos principais gargalos do e-commerce nas lojas é a gestão do estoque. Muitos Pet Shops deixam de vender mais porque não conseguem integrar o estoque físico com o da loja virtual.

Com um mundo cada vez mais conectado e com o acesso às novas tecnologias mais acessível, muitas lojas estão migrando para o virtual. A integração é mais do que necessária, para evitar atrasos nas entregas dos itens que o cliente escolheu.

Automatizando o controle de estoques

Colocando em prática as dicas mencionadas, você perceberá o quanto esses movimentos ajudam a melhorar as vendas.

O fato é que para fazer um controle realmente eficaz, que você consiga dar continuidade e tenha atualizações constantemente, a alternativa mais eficaz é investir em um Sistema completo de Gestão de Pet Shop.

O Sistema Dr. Snoopy é o que tem de mais avançado em termos de soluções rápidas e práticas para otimizar processos e melhorar as vendas do seu pet shop. Nele, é possível fazer o cálculo de movimentação média através de poucos cliques. Isto possibilita que você tenha noção exata de qual é a média de consumo no seu Pet Shop em determinado período. Além disso, ele também calcula sazonalidade. Estas ferramentas ajudam a reduzir o tempo de trabalho e a assertividade e efetividade na aquisição de mercadorias.

Além do gerenciamento de estoque, o Dr. Snoopy permite quer você realize o controle financeiro, o controle de agendamento dos pacientes, o controle de vacinas em dia e acesso à ficha veterinária de todos os animais!

permite quer você realize o controle financeiro, o controle de agendamento dos pacientes, o controle de vacinas em dia e acesso à ficha veterinária de todos os animais!

E tudo isso de forma simples, prática e instantânea!

Acesse https://drsnoopy.com/conteudo/teste-gratis/ e faça um teste guiado totalmente gratuito. Você vai se surpreender com os resultados! Em pouco tempo, seu pet shop vai ampliar consideravelmente as vendas.

Solicite o apoio de um consultor e teste como é ter o controle total do seu negócio na palma de sua mão, a qualquer tempo e de qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *